Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

Batalhão Polaco

Visitaram-nos hoje pesquisadores de São Mateus que querem escrever livro sobre "Batalhão Polaco". Parabéns. Nosso antigo sonho que por falta de tempo não podemos realizar. Com prazer vamos ajudar com material que temos e torcer que tudo dá certo. 


Visita dos pesquisadores de São Mateus do Sul PR

Este é Jonas Kukul de São Mateus, membro de Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Funcionário de Petrobras. Procuram material para livro e peça teatral sobre um batalhão "Batalhão Polaco" de tempo de revolução. Por isso chegaram para Campo do Tenente, descobrindo alguma coisa no nosso blog. 
Este é Erasto Gaertner, da mesma turma. No Petrobras faz pesquisas sobre xisto no Brasil, USA, China, Mongólia e ultimamente na Jordânia. Junto preparam peça teatral e livro.
Sonia Maria Kukul - esposa de Jonas. Engajada no mesmo projeto. 
Descobrimos muito material e vamos ajudar á eles. Descobrimos também importante peça na casa de Henrique Novaki. Que peça?
Esta espingarda de tempo de Revolução que foi produzida em 1827. Foi encontrada no Morro de Santa Cruz. Donde sabemos isto? Joseli filha de Henrique levou ela para Universidade onde profissionais estudavam e concluíram que é deste ano. Talvez desta espingarda mataram muita gente ou não mataram - quem sabe.
No Morro da Santa Cruz onde cada ano caminhamos no dia de sexta-feira santa ficou Alto Comando dos Maragatos. Lá também passou João Maria.

 Levemos nossos amigos mostrar e Casa de Cultura "Braspol". Nesta história foi coisa interessante e que não é contada. De um lado lutava "Batalhão Polaco" dirigido por Bodziak, Flizikowski e Dombroski junto com Maragatos. De outro lado Sowinski com outros  imigrantes poloneses defendendo Lapa ao lado dos Pica Paus. Uns atirando contra outros. 
Neste dia chuvoso descobrimos coruja descansando no cantinho de telhado. Lugar aconchegante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário